domingo, 25 de julho de 2010

Literatura é poder

A literatura é indispensável na vida de um cidadão, ela é além de tudo um direito. Segundo a lei Nº 1899, implantada por Luiz Inácio Lula da Silva, na qual foi instituído o Dia Nacional da Leitura e da Literatura. As pessoas necessitam da literatura para fugir da realidade existente, para abstrair, viajando nas letras impressas, deformando e modelando as personalidades, tornando seres humanos mais completos.
A leitura literária é mágica, leva a fruir nossa subjetividade, a ter uma visão crítica e uma imaginação inesgotável. Esses livros são relíquias para o futuro, pois é através deles que a população em sua maioria (o que não ocorre atualmente), irá se sensibilizar, aprendendo a ter aspectos críticos quanto à sociedade, tentando transformar o governo, o sistema, o mundo.
Deve-se ler muitos livros literários, porque é comprovado que eles são fundamentais na bagagem dos pré-vestibulandos. Eles dão abrangência quanto ao vocabulário e técnicas da escrita. Além de proporcionarem expansão do conhecimento, apresentando características sociais, econômicas, políticas das épocas de cada escola literária.
Então.. Por que não ler esses clássicos? Para os jovens, é mais estimulante ler Crepúsculo que têm um enredo emocionante, com situações perigosas e como tema central o amor impossível. Porém, ele não requer de um exaustivo esforço pelo pensar, devido às formas elaboradas de escrita, com um continuo jogo de palavras e idéias, que são imprescindíveis nos textos literários.
A literatura tem que ser valorizada! Ela tem muitos pontos positivos, e que leva a crescer. Essa leitura deve ser intensa e disseminada para todos, sendo indispensáveis nas escolas sua leitura e análise. Ela tem início, meio e nunca terá fim.

by Kah Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário